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PROMOÇÃO: SOB A ÓTICA DO FINANCEIRO

Vou contar uma história para vocês que me levou a escrever esse post. Costumava pedir bolo para festas que realizávamos sempre do mesmo lugar, um bolo normalmente bem recheado e saboroso, por esse motivo continuava realizando os pedidos para eles.

No mês de agosto, aniversário do meu marido, fui realizar o pedido do bolo e haviam três sabores em promoção. eu como uma boa financista que adoro descontos (quando reais e efetivos) fiz o pedido do sabor que estava em promoção. Infelizmente o bolo não veio nem com a metade do recheio habitual, estava seco e não muito saboroso.

Você deve estar se perguntando, onde a Jéssica quer chegar? É simples, promoção não pode ser sinônimo de redução de qualidade.

Portanto o que vamos discutir:

– Quando realizar uma promoção;

– Quais cuidados para realizar uma promoção;

 

Quando realizar uma promoção?

As promoções devem ser realizadas quando:

– Quer ampliar sua gama de clientes e atingir pessoas que nunca consumiram seus produtos ou serviços;

– Precisa aumentar sua entrada de caixa rapidamente;

– Precisa queimar estoque que estão para vencer;

– Quer gerar maior movimentação na empresa para paralelamente apresentar um novo produto ou serviço.

 

Quais cuidados para realizar uma promoção?

Se você for realizar qualquer tipo de promoção avalie minuciosamente sua capacidade financeira para realizar essa promoção. Saiba que para realizar promoções sua margem de lucro vai cair e você vai precisar de mais capital de giro.

A estratégia de promoção pode ser muito vantajosa, pois tende a aumentar as vendas e por vezes amplia-las também no longo prazo.

Entretanto, se você oferecer um produto ruim durante a promoção, descolado do seu padrão normal, ao invés de se beneficiar com essa ação você pode destruir sua reputação. Eu dificilmente vou voltar a comprar o bolo desse local, pois ele me causou dois desconfortos:

1º) Me senti enganada por contratar um produto e receber outro, efeito psicológico do consumo afetado negativamente;

2º) Me senti prejudicada financeiramente, pois paguei o valor cobrado por um produto com a promessa da mesma qualidade de sempre e recebi um produto diferente, efeito financeiro afetado.

Conclusão: Jamais ofereça uma promoção sem ter condições financeiras para isso e muito menos, jamais diminua a qualidade do produto ou serviço oferecido, isso pode destruir sua reputação com antigos clientes e ainda deixar uma péssima imagem para os novos e potenciais clientes que provavelmente não retomaram a consumir da sua empresa.

Até logo,

Jéssica Pulino Campara

2019-09-19T19:29:21+00:00

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