fbpx

POR QUE É IMPORTANTE ENTENDER DE FINANÇAS PARA EMPREENDER?

Entender de finanças não é tarefa fácil, são muitos números, indicadores, contas a pagar, contas a receber, enfim diversas variáveis. Entretanto, indispensavelmente o empreendedor, mesmo que não vá desempenhar as atribuições e controles financeiros, precisa monitorar e acompanhar todos os indicadores e resultado.

Assim, vou elencar alguns motivos que fazem com que seja imprescindível entender de finanças.

1º) O primeiro motivo para entender de finanças é para ter a capacidade de acompanhar a saúde financeira da sua empresa e ter os controles adequados.

Normalmente quando alguém vai abrir uma empresa, esta pessoa entende muito do seu negócio, do produto que está desenvolvendo ou do serviço que vai prestar. Quando essa pessoa tem sobra financeira contrata um especialista em finanças para cuidar dessa parte ou terceiriza os serviços, e normalmente acaba deixando tudo nas mãos dessa pessoa. A falta de entendimento sobre o assunto faz com que não monitore e facilmente seja passado para trás.

Quando não há dinheiro disponível para contratação de alguém especialista, o próprio empreendedor tenta resolver tudo sozinho. Como não domina o assunto, acaba se atrapalhando todo e não realiza os controles necessários, acaba deixando o negócio caminhar por si só. Paga os boletos, recebe dos clientes e vai andando, sem ter o menor controle de como está e qual a real situação. Nestes casos o que pode ocorrer é que mais dia menos dia você está endividado, sem dinheiro em caixa e nem sabe o porquê. Na verdade você nunca avaliou se estava criando ou destruindo valor para sua empresa.

2º) Entender de finanças é importante para que as decisões sejam tomadas com base em dados realistas evitando que fatores psicológicos ou mesmo a intuição direcione o seu negócio.

3º) Entender de finanças para empreender é indispensável, pois abrir uma empresa e um investimento e deve ser avaliado como tal, ou seja, a empresa precisa gerar retorno satisfatório para o dinheiro investido. Mas para saber se gera ou não esse retorno, você precisa entender nem que seja um pouco do assunto.

Resumindo: Você não precisa ser um expert em finanças, mas precisa saber o básico para poder acompanhar os resultados do seu negócio e para tomar as melhores decisões.

 

Até logo,

Jéssica Pulino Campara.

2019-07-25T10:28:41+00:00

Leave A Comment