fbpx

TENHA SEU CONTADOR COMO SEU CONSULTOR

Como empreendedor você já deve ter contratado um contador para auxiliar no processo de abertura da sua empresa, bem como, para posteriormente fechar sua folha de pagamento e emitir seus tributos. Entretanto, saiba que o contador pode atuar como seu aliado nas tomadas de decisões financeiras e estratégicas da sua empresa e não ser apenas seu agente de atendimento as obrigações legais.

O contador como consultor:

            O contador é o profissional que possui toda a expertise a respeito dos demonstrativos contábeis e a partir deles sabe extrair todos os indicadores que podem ser calculados para analisar a situação financeira da empresa.

Com isso, é possível acompanhar a situação financeira da empresa por meio de indicadores reais que permitem identificar a evolução da empresa, detectando pontos fortes e pontos deficitários que merecem maior atenção. Aos desenvolver esses demonstrativos e estimar esses indicadores os contadores podem elaborar relatórios gerencias que auxiliam no processo de decisão.

Além desses aspectos financeiros, o contador ainda pode contribuir na gestão da empresa referente a processos e definições estratégicas.

Contrate profissionais contábeis com perfil consultor

Você pode estar se perguntando, na teoria tudo isso é muito bonito, mas na prática percebo contadores apenas executando as tarefas legas.

Se você pensa isso, saiba que não está sozinho. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que 79% dos micro e pequenos empresários esperavam que os contadores oferecessem mais recomendações e 61% alegaram estarem dispostos a pagar no mínimo 20% a mais de honorários se os contadores atuassem mais consultivamente.

Mas infelizmente, ainda são poucos os contadores que estão aproveitando essa oportunidade de mercado e efetivamente atuando como contadores consultores. Por esse motivo, quando você for procurar o seu contador seja muito criterioso e contrate alguém que realmente vai contribuir para o seu negócio.

O valor a mais que você irá pagar por esse serviço ao seu contador será infinitamente menor do que você contratar um funcionário qualificado para executar esta função. Por isso, aproveite essa oportunidade e seja exigente na contratação de seu contador.

Entrega de documentação fidedigna

Finalmente quero te atentar para um detalhe importante. De nada adianta você contratar um contador consultor se você não for correto na entrega dos relatórios a ele.

Você precisa lançar todas as notas, cadastrar todas as despesas, sejam elas fixas ou variáveis e passar todas as informações ao contador coerentes com a realidade. O contador só poderá realizar análises e desenvolver estratégias se os dados que ele estiver utilizando para realizar esse processo forem fidedignos, caso contrário é perda de tempo e dinheiro, pois as análises estarão distorcidas.

            Com isso finalizo enaltecendo:

Contrate contadores consultores e entregue a eles todos os dados de sua empresa o mais fidedigno possível, só assim essa parceria poderá render bons resultados. A responsabilidade é dos dois lados.

Até logo,

Jéssica Pulino Campara

2019-05-15T15:37:47+00:00

Leave A Comment