fbpx

Como gerir e planejar as finanças da empresa?

Uma dificuldade para muitos empreendedores é gerir as finanças da empresa. Isso ocorre por que as finanças são vistas como a caixa preta da empresa. Ninguém quer ver nem ouvir falar sobre o assunto e aí é que a “vaca vai para o brejo”.

Mas não quero que você fique nessa situação, portanto, vamos ao que você precisa:

 

1º Conhecimento financeiro

Entender de finanças é importante para que você tenha a real dimensão da sua realidade, quer ver o que normalmente ocorre. Normalmente quando alguém vai abrir uma empresa entende muito do seu negócio, do produto que está desenvolvendo ou do serviço que vai prestar. Quando essa pessoa tem muito dinheiro para investir contrata algum especialista em finanças para cuidar dessa parte e o que ocorre, deixa tudo nas mãos dessa pessoa. A falta de entendimento sobre o assunto faz com que não monitore e facilmente seja passado para trás.

A outra ocorrência é que quando não há dinheiro disponível para contratação de um especialista, o próprio empreendedor tenta resolver tudo sozinho. Como não domina o assunto acaba se atrapalhando todo e não realiza os controles necessários, acaba deixando o negócio caminhar por si só. Paga os boletos, recebe dos clientes e vai andando, sem ter o menor controle e dimensionamento da real situação. Nestes casos o que pode ocorrer é que mais dia menos dia você está endividado, sem dinheiro em caixa e nem sabe o porquê. Na verdade você nunca avaliou se estava criando ou destruindo valor.

Portanto, você precisa entender de finanças para ter a capacidade de acompanhar a saúde financeira da sua empresa e ter os controles adequados.

 

2º Planejamento financeiro

Planejamento financeiro é o processo pelo qual será possível projetar todos os custos, despesas e receitas da empresa. É o “ponta pé” inicial que você precisa para começar a visualizar a empresa.

Em outras palavras, planejamento financeiro é aquilo que vai te dar suporte técnico para balizar as suas decisões, sabe aquelas velhas percepções, eu sinto que vai dar certo, eu estou no caminho certo, bom precisamos sair do achismo e ir para realidade e o planejamento dá isso.

O planejamento, portanto, nada mais é do que um plano que direciona seu comportamento da seguinte forma:

Planejamento direciona à Comportamento que cria à Hábitos e que gera resultado.

 

3º Se dedicar às finanças da empresa

Finalmente, não adianta entender de finanças e panejar se você não dedica um tempo para essas atividades. Mesmo que tenha de direcionar a sua atenção para o seu negócio (produto ou serviço) reserve sempre um tempo para acompanhar as finanças da sua empresa. Como disse em outro momento as finanças são o alicerce para a sustentabilidade de qualquer negócio.

 

            Conclusão: entenda de finanças, planeje suas finanças, monitore seus resultados e usufrua conscientemente de suas conquistas.

 

Até logo,

Jéssica Pulino Campara

2019-04-30T09:55:57+00:00

Leave A Comment