fbpx

DESCUBRA QUAIS SABOTADORES MAIS ATRAPALHAM VOCÊ.

É bem verdade que logo depois de um evento, de um treinamento e até mesmo de uma conquista, você provavelmente fica extremamente feliz, animado(a) e empolgado(a) para executar suas ideias e planos.

Você sai desses momentos determinado(a) a manter disciplina e focar em seu objetivo a ser alcançado.

No entanto, pouco tempo depois (isso pode ser algumas horas, dias, ou semanas…), quando você volta à “sua realidade”, ao ambiente em que vive, ou seja, quando você sai daquela atmosfera de prosperidade, seu ânimo e foco despencam consideravelmente.

1.. Por quê será que isso acontece?

Se você estava tão seguro(a), tão certo(a) de que agora iria ser diferente, por que será que se deixou abalar tão rapidamente pelas circunstâncias dos ambientes em que vive (que está inserido(a)), por exemplo, pode ser no seu trabalho, e logo que você volta para a rotina dentro da empresa em que você trabalha você é atingido(a) por centenas de problemas, pessoas que puxam você para um comportamento não construtivo. Pode ser dentro da sua casa, no qual você sente que as pessoas pensam e caminham diferente do que você tem em mente, e isso acaba influenciando você.

A resposta do porque isso acontece é simples, mas requer muito esforço no dia-a-dia para ser gerenciada. São os seus SABOTADORES.

2. O que são os Sabotadores?

Todo nós temos sabotadores, a diferença é que algumas pessoas são mais dominadas por eles e outras menos. Mas o que será que essas pessoas que são menos influenciadas por eles fazer para ter uma performance melhor na vida?

A resposta é AUTOCONHECIMENTO.

Cada pessoa a partir do momento que passa a conhecer seus sabotadores, tem a total capacidade de diminuir sua atuação se assim quiser.

Vale destacar que nossos sabotadores foram essenciais para o nosso crescimento na infância. Nessa fase demandava sobrevivência, e os nossos sabotadores nos ajudaram a sobreviver. No entanto, chega um período que precisamos deixar eles para trás, e é ai que todos nós “perdemos a mão”.

Veja um exemplo bem simples para você entender esta relação:

Imagine que você quebrou o braço e portanto colocou o gesso. Ok, isso é totalmente necessário para a sua recuperação. Depois de um tempo você retira o gesso, porque o seu braço já está curado.

A relação com os sabotadores é que nesse momento de retirada do gesso você tende a não quer retirar o gesso porque você quer ter a garantia que assim você estará protegido(a) e não irá machucar o seu braço novamente. É isso que ocorre com os nossos sabotadores.

No entanto, é necessário deixarmos eles para trás, porque do contrário teremos uma vida atrofiada.

3. Quais são os Sabotadores existentes?

Segundo Shirzad Chamine, auto do livro Inteligência Positiva, nós temos um sabotador principal e a partir dele outros 9 (nove) sabotadores surgem. O sabotador principal é o CRÍTICO, e os outros sabotadores que todos nós temos (mais ou menos intensidade) são: o insistente, o prestativo, o hiper-realizador, a vítima, o hiper-racional, o hipervigilante, o inquieto, o controlador e o esquivo.

Em contrapartida, temos em nós o SÁBIO, que precisa ser fortalecido. Ao fortalecermos o sábio, ou seja, diminuindo a influência dos nossos sabotadores, passamos a ter uma vida com mais satisfação, com mais fluidez.

Para conhecer seus sabotadores, recomendo realizar o teste disponibilizado abaixo para que você identifique os seus:

Além de identificar os seus sabotadores, você também irá descobrir qual o percentual (%) ao longo do tempo que sua mente é sua amiga, e qual o percentual (%) ao longo do tempo que ela fica sabotando você.

4. Dicas para DIMINUIR os SABOTADORES e AUMENTAR o SÁBIO:

Para que você consiga diminuir seus sabotadores e fortalecer o seu sábio, darei algumas dicas para ajudar você nessa caminhada:

  • Mencione o seu sabotador toda vez que ele aparecer. Por exemplo, você acabou de pensar “isso não vai dar certo.”, então nesse momento você deve estar muito atento aos seus pensamentos e dizer para você mesmo “olha, o seu Crítico está dizendo que isso não vai dar certo.”. No momento que você faz isso, você tangibiliza ele, e o coloca como um intruso. Isso começa a tornar você mais consciente, diminuindo a atuação do sabotador.

 

  • Tenha momentos de atenção concentrada em seus cinco sentidos. Por exemplo, observe sua respiração por 10 segundos, repetindo isso durante o dia de forma que totalize 100 repetições. No exemplo da respiração, 10 segundos correspondem à 3 (três) respirações.

 

  • Manter a atenção por 10 segundos no que está a sua volta, no que você está fazendo agora, preste atenção nos sons que estão ao seu redor.

 

  • Quando for comer, ou beber algo, tire alguns minutos para se observar e estar presente enquanto ingere a comida ou a bebida.

 

  • Quando estiver praticando algum esporte ou se exercitando, preste atenção nos cinco sentidos do seu corpo por algum tempo.

 

Ao estar mais presente, você passa a fortalecer o seu SÁBIO, e enfraquecer seus SABOTADORES. Tomar esta consciência é muito importante para o seu sucesso tanto nos negócios quanto na vida pessoal.

Um forte abraço,

Sua Coach Laís Ferreira.

 

 

2019-04-24T15:46:39+00:00

2 Comments

  1. Débora Ferreira 24 de abril de 2019 at 14:34 - Reply

    Texto Maravilhoso. Ótima leitura e reflexão

    • LM Soluções para Negócios 8 de janeiro de 2020 at 10:48 - Reply

      Obrigada pelo seu feedback Débora!

Leave A Comment