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AVATAR: O que é? Saiba como descobrir o seu!

Provavelmente se você está lendo esse post é porque algo com as suas ações de marketing não estão dando o resultado como você esperava. E a razão pela qual você está tendo pouco engajamento podem ser diversas como, por exemplo, um avatar não definido, ou mal definido.

Ou seja, a personificação de quem será o nosso cliente não está clara e você acaba falando para todos. Definir o avatar é bem desafiador mesmo, porque você talvez tenha vários avatares, mas para cada um a mensagem precisa ser diferente, não pode ser genérica.

Portanto, para que você possa começar a resolver este problema vamos primeiro ao conceito, e posteriormente você poderá aplicar uma ferramenta que irá ajudar você a definir o seu avatar.

O que é avatar?

Quando você decide empreender, você naturalmente precisa ser ESPECÍFICO, e a primeira etapa é definir o seu nicho de atuação, a área que você irá atuar. Na sequência, você define o seu público alvo, ou seja, um grupo de pessoas que possuem determinadas características, por exemplo: 60% homens, 40% mulheres, na faixa etária de X a Y anos, com uma renda mensal em torno de X reais, gostam de tal coisa, se comportam de tal forma.

Perfeito, esse é o público-alvo, um grupo característico de pessoas. Já o avatar é a personificação dentro do público alvo.

Como criar meu avatar?

Para criar o seu avatar você precisa do máximo de informações sobre o seu potencial cliente. Em outras palavras, você precisa conhecer dados demográficos, como se comportam, e quais suas necessidades/desejos.

Dados demográficos

Você precisa definir informações como: Idade, profissão, cidade, sexo, região que está localizado, renda, situação conjugal, por exemplo.

Como ele se comporta?

Você deve descrever quem o influencia, o que ele detesta, qual o vocabulário que ele usa, qual a sua visão política, quais tipos de produtos ele mais consome, que tipos de lugares ele frequenta.

Aqui é muito relativo, pois, dependendo do nicho você deve olhar outros pontos de comportamento não abordado neste artigo.

Quais as suas necessidade e desejos?

Aqui você deve descrever “o que deixa o seu avatar sem sono a noite?”, “quais os maiores medos dele?”, “Qual o seu maior sonho?”, “Aonde ele quer chegar?”, “Como que ele explica como é o lugar aonde ele quer chegar?”, “O que você acredita que você pode fazer para resolver/atender esse problema/necessidade do seu avatar?”

Ainda não tenho audiência, como saber o que meu avatar realmente precisa?

Este cenário é bem comum para quem está iniciando, mas ele não é o que vai impedir de você saber o que seu avatar precisa. Para isso, aproveite a dica que vou lhe dar agora:

1º Pense ai para você… Quem são os seus concorrentes? As pessoas ou empresas que fazem o que você faz/quer fazer?

2º Muito bem.. Agora acesse as redes sociais dos seus concorrentes, e veja o que os seus concorrentes estão falando para o público deles (talvez seja um público bem parecido com o seu).

3º Veja também o que o público dos seus concorrente comentam de dores, problemas, necessidades que eles tem.

4º Construa o seu avatar, e comece a preparar conteúdo para seu público. Vá testando!

Recomendação de aplicativos para criar avatar:

Já utilizei quatro aplicativos, cada um com uma característica e efeito diferente de criar o avatar. Deixarei abaixo os nome para você testar e ver qual você prefere utilizar. São eles:

• Doodle Face
• FaceQ
• Bitmoji
• MomentCam

Lembre-se!

Não adianta falar com o seu público uma vez ou outra, você deve ter CONSTÂNCIA nas redes sociais para se comunicar cada vez mais e melhor com o seu público.

Baixe agora a ferramenta que ajuda você a definir o seu avatar!

 

Um abraço,

Sua Coach Laís Ferreira.

2019-04-03T09:16:27+00:00

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