fbpx

Dicas para escolher bons fornecedores!

Uma das grandes etapas no planejamento de um negócio é identificar os potenciais fornecedores, avaliar e escolher aqueles que irão atender o seu negócio. Seja em um negócio físico ou online, você deve fazer esta escolha com muito cuidado, pois, é através deles que o sucesso da operação do seu negócio também depende. Neste artigo você saberá o que deve considerar na escolha de seus fornecedores.

Escolhendo fornecedores para negócios físicos:

No caso quando nos referimos a negócios físicos, devemos nos atentar à qualidade dos insumos e serviços que os possíveis fornecedores poderão entregar para você desenvolver com qualidade e cumprindo os prazos de entrega as necessidades dos seus clientes.

Uma dica importante para quem tem negócio físico, é que não tenha apenas um fornecedor para entregar aquela matéria–prima/insumo para a sua produção, pois, pode ocorrer de você ficar na mão por qualquer razão que foge do seu controle. Portanto, ter uma carteira de fornecedores diversificada diminui os riscos na operação e produção do seu produto/serviço.

Tenham um olhar muito atento para a qualidade do produto/serviço entregue, e levem esse zelo pela qualidade para os seus fornecedores, de forma que possam inclusive desenvolver uma parceria, visando sempre um relacionamento de longo prazo.

No início, é bem provável que você nunca tenha trabalhado com os seus possíveis fornecedores. Dessa forma, é necessário que você faça uma pesquisa e análise desses fornecedores. Segue abaixo alguns pontos que é importante você considerar na sua pesquisa:

• Verificar se trabalham com empresas de pequeno porte;
• Verificar se atende seus concorrentes;
• Identificar a localização e prazos de entrega;
• Identificar se possuem problemas com entregas de mercadorias;
• Identificar quais as possíveis condições de pagamento e prazo;
• Identificar se atendem aos requisitos mínimos qualidade que você demanda de um fornecedor.

 

Escolhendo fornecedores para negócios online:

Já para um negócio puramente online, você deve se atentar também aos seus fornecedores. Um dos grandes erros que os empreendedores digitais podem cometer é ficar à mercê dos seus fornecedores (Facebook, YouTube, Whatsapp, Instagram, etc.). Se por alguma razão você for bloqueado ou excluído dessas redes, o seu negócio estará perdido? Com toda certeza que isso não pode acontecer, mas se você não estiver trabalhando de uma forma a garantir isso, você poderá sim ter problemas no futuro. Portanto, é fundamental que você trabalhe capturando as informações dos seus clientes como: nome, e-mail, telefone, endereço. Parece ser algo muito distante, mas este risco é factível e você deve se prevenir.

Até mesmo no mundo digital, você não conhece de verdade todos os fornecedores para todo o tipo de serviço que você necessita. Portanto, a dica principal que deixo aqui para você é que converse com outras pessoas que já empreendem a mais tempo e que podem lhe orientar qual a plataforma com melhor custo x benefício para atender às suas necessidades.

Forte abraço,

sua Coach Laís Ferreira.

2019-02-17T23:10:50+00:00

Leave A Comment