fbpx

LIÇÕES PARA EMPREENDEDORES RETIRADAS DO LIVRO “FATOR DE ENRIQUECIMENTO”

Escute o áudio do artigo:

 

Na semana anterior entendemos que as finanças pessoais e as finanças empresariais devem ser geridas alinhadamente. Nesse sentido, livros que falam diretamente das finanças pessoais podem contribuir e fornecer lições incríveis para empreendedores. É nesse sentido que hoje falamos sobre o livro “Fator de Enriquecimento”.

O autor do livro é Paulo Vieira, Criador do Método CIS – Coaching Integral Sistêmico – possui mais de 20 anos de experiência na área de consultoria, além de 10.500 horas de sessões individuais. Com toda essa experiência ele deixa lições importantíssimas, que podem contribuir para os bons resultados de sua empresa:

 

1º – Paulo Vieira inicia o livro elencado que para ter abundância é necessário passar por três dimensões humanas:

• Ser (identidade);
• Fazer (capacidade) e;
• Ter (merecimento).

Nenhum empreendimento, seja ele qual for, trará bons resultados se você não partir dessas crenças. Lição: compreenda sua identidade, quem você é e os resultados que busca com sua empresa, identificando inclusive o proposito do empreendimento. Posteriormente, avalie sua capacidade de fazer ou aprender e finalmente tenha o sentimento de que merece receber as glórias do sucesso, pois crenças de não merecimento limitam sua capacidade de alcançar objetivos pessoais e financeiros.

2º – O Fator do enriquecimento (FE) ilustrado por Pulo Vieira é representado pela seguinte fórmula:

 

FE = R X P X I

Onde:

R representa renda, P poupança e I investimento.

Levando essa fórmula para o contexto empresarial podemos entender que:

(R) RENDA = RECEITA

A renda nada mais é do que a busca por receita. Toda empresa só se mantem no mercado se conseguir rendimentos mensais que sejam capazes de suprir seus custos e despesas e ainda gerem rentabilidade aos sócios (donos da empresa). Lição: sempre se mantenha dedicado para ampliar cada vez mais suas receitas, buscando é claro o equilíbrio financeiro.

(P) POUPANÇA = RETENÇÃO DE LUCROS

Uma empresa nunca deve distribuir 100% dos seus lucros aos sócios. Para que seja possível crescer é imprescindível reter lucros. Lição: não gaste todo o dinheiro da empresa como se fosse seu, o caixa da empresa não te pertence.

(I) INVESTIMENTO = REINVESTIMENTOS

O lucro retido no passo anterior deve ser reinvestido na empresa em projetos que gerem maiores receitas e rentabilidade para que assim o negócio evolua e perdure. Lição: você deve fazer o dinheiro trabalhar para você, então escolha com sabedoria os projetos que irá reinvestir.

3 º Metas

Como na vida pessoal, na vida empresarial é necessário saber onde queremos chegar, só assim maior esforço e dedicação serão direcionados para tal objetivo. Lição: determine quanto quer ter de lucro e resultados com sua empresa no curto, médio e longo espaço de tempo.

4º Diferenciar

Paulo Vieira destaca que para uma pessoa ampliar rapidamente seus rendimentos é necessário se tornar um perito em sua área. Assim é na empresa. Lição: busque se diferenciar e se destacar em meio aos concorrentes. Com isso, poderá inclusive cobrar mais pelos seus honorários, ou mesmo pelo produto que fornece.

5º Seja grato

Seja grato por todas suas conquistas e também pelos seus erros, eles conduzem a novos acertos. Lição: O sentimento de gratidão é a porta para o sentimento de merecimento e recebimento.

Aproveite a leitura e sempre busque retirar dessa e de qualquer outra lições para todos os âmbitos de sua vida.

Até Logo,

Jéssica Pulino Campara

2019-02-14T10:02:39+00:00

Leave A Comment