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COMO FAZER UMA BOA ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES DE MERCADO PARA O SEU NEGÓCIO

Quando começamos a pensar em abrir um negócio, seja físico ou online, logo pensamos no que gostamos de trabalhar? Que tipo de coisa gosto de fazer? Será que essa área traz bons resultados financeiros? Essas e outras perguntas fazem parte do repertório de uma simples análise inicial que leva você a escolher um ramo para atuar e construir o seu novo negócio.

No entanto, na maioria das vezes muitas coisas não são consideradas, são elas: pode ser que você não saiba verdadeiramente as razões que você está escolhendo aquela área para atuar. Pode ser que você a esteja escolhendo aquela área porque acha que ela é uma área lucrativa. Ou talvez você não faça nenhum estudo de viabilidade do negócio e simplesmente o abre.

Outra situação, além de escolher algo que talvez não seja o que verdadeiramente faz sentido para você, é que aliado com a falta de estudo de mercado, e juntamente com a pouca ou nenhuma especificação de nicho, você poderá de fato ter grandes problemas.

Percebo que muitas vezes os novos empreendedores quando estão iniciando o seu negócio, tomam a decisão de focar em vários nichos dentro do seu mercado, do seu ramo de atuação. Esse tipo de decisão em sua maioria traz para o negócio grandes chance de não dar certo, porque a empresa acaba não focando em nada, não se tornando especialista em nada.

Vejam, não há problema que depois de um determinado tempo de maturidade, sua empresa comece a atender outros nichos do mercado. O ponto é que no início do seu negócio, quando tudo está começando, querer abraçar um mundo de coisas não vai fazer você bem sucedido no seu empreendimento. Pelo contrário, gera um grande risco de nada dar certo.

Quando você focar em um nicho específico, você verá que terá MUITO trabalho, iniciar o negócio, se posicionar, planejar, montar uma boa estratégia, ir para a ação, monitorar, acompanhar, rever seus processos. Tudo isso faz parte da rotina de quem empreende e de quem está focado em fazer sua empresa dar certo.

Portanto, deixamos abaixo alguns pontos para você refletir sobre seu atual ou futuro negócio.

1º Faça essas perguntas para você e responda: No que eu sou bom de fazer? Quais as minhas habilidades e dons naturais? O que eu sei fazer que muitas pessoas não saberiam fazer com tanta maestria?

2º Identificar se você é verdadeiramente apaixonado, encantado pela área que você está pensando em escolher. Escolher algo só porque é lucrativo, pode ser que ali na frente quando você encontrar as primeiras barreiras, você desistirá de imediato. Quando é algo que você realmente gosta, as chances de você desistir são bem menores, porque você tem uma razão maior para estar fazendo aquilo.

3º Identificar um nicho de atuação e identificar um subnicho. Quanto mais específico você for, mais clareza você terá do que precisa fazer em todas as etapas de construção e operação do seu negócio.

4º Após identificar seu nicho e subnicho, faça a identificação das necessidades e dores do seu público alvo.

5º Faça uma pesquisa de mercado para identificar e validar tudo o que você já levantou previamente a respeito do seu mercado e público alvo.

Acompanhem nossas publicações! Em breve estaremos disponibilizando conteúdos que permitirá que você aplique os pontos que mencionamos neste artigo. Desta forma, você poderá ter mais clareza nos passos que precisa dar para construir e consolidar o seu negócio.

 

Forte abraço,

sua Coach Laís Ferreira.

2019-02-13T10:55:50+00:00

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