fbpx

VOCÊ CONSEGUE GERENCIAR BEM O SEU TEMPO? 6 DICAS PARA MELHORAR A SUA PRODUTIVIDADE

Um dos nossos grandes desafios nos dias de hoje é gerir melhor o nosso tempo. Quando nos damos conta o dia já passou, a semana voou, o mês também, e quando percebemos já é Natal e o ano terminou.

A verdade é que se você tem essa sensação, significa que algo não está no seu controle, nesse caso a gestão do seu tempo não está sendo feita da forma mais produtiva, e por consequência você tem a sensação de que você é engolido pelos dias e não consegue fazer o que realmente deseja e precisa como, por exemplo, alcançar suas metas.

DICA 1: Organize seu dia em blocos e estabeleça prioridades.

Você pode dividir o seu dia em 3 (três) blocos e priorizar suas tarefas. Minha sugestão é que você dedique para as tarefas mais longas (como estudar, escrever, ou algum outro trabalho que requer mais tempo) de 3 a 5 horas de um bloco para focar.

É muito comum ficarmos mudando de tarefa de uma em uma hora quando a tarefa que se está trabalhando no momento demanda mais tempo também. Então no objetivo de fazer muita coisa em um período do dia acaba que no final deste período você não teve uma boa produtividade.

DICA 2: Estabeleça as prioridades da semana.

Separe um dia da semana, por exemplo, sexta, sábado ou domingo, e veja tudo o que precisa ser feito na semana seguinte, distribuindo todas essas tarefas dentro da semana de forma que fique organizado e com tempo hábil para fazer cada tarefa.

Quando você se organiza desta forma, acaba tendo um olhar mais realista sobre as tarefas que você tem que fazer, repensa, reorganiza e redefine as prioridades. É importante ter tudo escrito seja em papel ou na própria agenda do celular.

DICA 3: Determine os horários que você focará nas suas tarefas.

Como fará para conciliar o tempo em cima das suas metas e das suas demais obrigações? Definir o horário e tempo para trabalhar em cada tarefa é fundamental.

DICA 4: Crie gatilhos para lembrar você de verificar se está focado no que deve estar fazendo.

Não basta você anotar em um papel ou escrever em seu celular as tarefas que você tem que fazer na semana. Na segunda-feira você até olha o papel, na terça você já não olha mais porque “tem tudo na cabeça”, então quando você percebe já é final da semana é não fez tudo o que tinha se programado. A dica aqui é que você crie mecanismos par lembrar de fazer o que você tem que fazer. Uma dica é colocar alertas no celular para verificar se você está fazendo o que precisa ser feito, e até mesmo para lembrar de fazer uma determinada tarefa programada. A agenda dos smartphones hoje tem uma parte só para tarefas. Além disso há diversos aplicativos que ajudam a gerenciar suas tarefas. Um deles que gosto muito é o Trello.

DICA 5: Crie um Código de Integridade.

Aprendi com Blair Singer que todos nós devemos ter um código de honra com a gente mesmo. Por isso aqui eu quero falar com vocês sobre o seu Código de Integridade, seu consigo mesmo. A ideia aqui é fazer com que você tome consciência que é sua responsabilidade consigo mesmo cumprir a sua palavra. Basicamente diz o seguinte, se você não é capaz de cumprir a sua palavra com você mesmo, como que outra pessoa pode confiar em você? Se você mesmo não é confiável para você próprio. Pense sobre isso. Se queremos ser reconhecido como pessoas de confiança para os outros, devemos primeiro ser íntegros com a gente mesmo.

O Código de Integridade vai te ajudar a seguir firme no que você precisa fazer, quando algo aparecer dentro da sua cabeça (principalmente) querendo te tirar do foco.

E o principal mandamento do seu Código de Integridade precisa ser algo como “Nunca desista até que você tenha alcançado o seu objetivo”, “Nunca desista de você!”.

Quando eu defino minhas metas e não cumpro algumas delas, me dá uma agonia muito grande. Eu levo muito a sério o Código de Integridade, e então eu avalio porque eu não fiz o que deveria ter feito. E veja bem, não é dando desculpas, é olhar de fora mesmo (ser imparcial). Se perceber que me programei de forma que exagerei no que achava que era possível de fazer, eu digo para mim mesma “OK Laís, você já sabe que não pode fazer tudo isso em um único dia, então para de fazer isso com você. Seja mais honesta com sua capacidade de fazer as coisas”. E reprogramo, revejo a razão pela qual não fiz, me comprometo novamente e garanto não falho a segunda vez.

Isso deve ser uma pratica constante, conforme você vai praticando e aplicando, melhor você se torna para você e para sua capacidade de se comprometer e cumprir os combinados.

DICA 6: Revise como foi a sua semana (planejado x realizado).

Veja o que você realizou dentro daquilo que se programou (comemore por isso). Para as tarefas que você observou que não realizou e que estava programada, pense no porque você não a fez? Ela se manterá na sua rotina? Qual o nível de importância dela?

Se deve permanecer o que você fará de diferente para não quebrar com os seus compromissos com você mesmo?

Reflita também sobre o que você não está fazendo e que não está planejado, mas que você identificou que é importante começar a fazer.

 

E agora eu lhe pergunto: você sabe quanto de tempo você dedica às coisas importantes, urgentes e circunstanciais do seu dia?

Faça agora mesmo o teste clicando no botão abaixo, e descubra como você está usando o seu tempo!

 

Um abraço,

Laís Ferreira.

2019-01-29T22:34:37+00:00

Leave A Comment