fbpx

VAI ABRIR UMA EMPRESA? 5 DICAS DO QUE NÃO DEVE FAZER EM RELAÇÃO ÀS FINANÇAS

Abrir uma empresa sempre parte de uma expectativa positiva, de novas oportunidades e da possibilidade de novos rumos na vida das pessoas. Entretanto, essa expectativa e até muitas vezes euforia não pode vendar a necessidade de análises realistas da viabilidade desse negócio. Portanto, primeiramente vamos entender 5 erros na gestão financeira que você deve evitar ao empreender, não permitindo que as finanças seja sua rival:

 

1º Ser ingênuo financeiramente

Muitos empreendedores acreditam que tendo uma boa ideia e/ou um bom produto para lançar no mercado estão com o sucesso garantido. Mas não seja ingênuo, à falta de gestão financeira e seriedade neste quesito pode ser sim um fator de fracasso, mesmo que a ideia e/ou produto sejam excelentes.

No quesito ingenuidade outro aspecto que você deve ser criterioso é em relação ao princípio da entidade. Mas o que é isso? Princípio da entidade é você não misturar seu dinheiro com o da empresa, portanto, não vá com seu publicitário, por exemplo, e pague com o seu dinheiro, isso faz com que a gestão financeira já comece de “pernas para o ar”.

 

2º Não orçar todos os custos e despensas que irão ocorrer

Essa etapa é essencial, muitas empresas não sabem exatamente quanto de dinheiro vão precisar, pois não projetam todos os custos e despesas que terão com o processo de abertura da empresa. Por isso, sim seja metódico nessa etapa e anote e planeje cada centavo. Disciplina é a palavra de ordem.

 

3º Não projetar as possíveis receitas

Projetar os custos e despesas é muito importante, mas ter uma previsão das receitas é fundamental para o planejamento financeiro. Sem isso, é impossível realizar a análise do investimento.

 

 

4º Não realizar uma análise de investimento

A maioria das empresas abre sem excetuar essa importante etapa. Muitas até sabem seus custos e despesas e até por vezes projetam suas receitas, mas não avaliam se esse projeto é viável ou não, ou seja, se vale o investimento. Por isso, se você está abrindo sua empresa tenha uma dedicação especial a essa etapa, ela ajuda você a tomar decisões mais assertivas.

 

5º Não ter capital de giro

Muitos empreendedores cometem o erro de abrir a empresa apenas com o dinheiro que precisavam inicialmente para colocar ela em operação e se esquecem de que vão precisar manter as operações. O capital de giro é o dinheiro disponível que dá segurança para a manutenção do negócio.

Esses erros e descrições foram apenas alguns exemplos, aguarde-nos na quinta-feira da semana que vem que vamos explicar detalhadamente o que fazer para não cair nessas armadilhas e tornar o dinheiro um aliado real.

Até logo,

Jéssica.

2019-01-23T23:11:22+00:00

Leave A Comment