fbpx

6 APRENDIZADOS QUE OBTIVE LENDO O LIVRO “A SUTIL ARTE DE LIGAR O FODA-SE”

O livro “A sutil arte de ligar o foda-se” do autor americano Mark Manson, foi um dos livros mais vendidos em 2018. Tudo isso se deve ao fato de ter uma escrita simples e direta. Manson, discorre sobre diversos temas como, o medo, a autoconfiança demasiada, a necessidade de se sentir especial, ansiedade, sonhos, frustrações, sucesso, entre outros pontos. O livro tem uma narrativa que faz um link entre teoria, conceitos e a sua própria experiência de vida.

Portanto, por acreditar que seja válido compartilhar os principais aprendizados que obtive ao ler este livro é que preparei este artigo. Espero que gostem, que reflitam e que tenham ótimos insights sobre a vida de vocês.

 

DICA 1:

Aprimorar-se em uma tarefa é um processo que passa por milhares de pequenos fracassos, e a magnitude do seu êxito nisso vai se basear em quantas vezes você não conseguiu fazer determinada coisa. Se alguém é melhor do que você em algo, é provável que tenha cometido mais erros.

 

DICA 2:

Aceitar as suas sombras para sermos felizes e viver de verdade a nossa vida.
O livro não usa exatamente a palavra sombra para falar dos nossos defeitos e maus comportamentos. Utilizo desta forma para que fique mais simples de entendermos que o ser humano é dual, é bom e é ruim. E sempre que tentamos sufocar nossas sombras, ela saem para fora de nós com muita força destruindo nossas vidas e até a vida das pessoas que amamos.

Se você não tiver consciência da sua sombra ela o pegará desprevenido. Ou você usa a sua sombra a seu favor, ou ela usará você. A partir do momento que você aceita a sua sombra, passa a entender que ela é normal em todos os seres humanos.

 

“Somos tudo aquilo que consideramos bom e somos também tudo aquilo que consideramos mau.”

 

Tudo o que devemos fazer é acolhê-la. Como poderíamos reconhecer a coragem, a felicidade e a luz sem nunca ter experenciado o medo, a tristeza e escuridão?

Aceite sua sombra e viva a plenitude da vida que você verdadeiramente merece viver.

Como sugestão recomendo aqui assistir o documentário “O efeito da sombra” que está disponível no Youtube. Tenho certeza que tratá grandes aprendizados para a sua vida. Segue abaixo o link do documentário:

 

DICA 3:

“Desejar um sentimento positivo é um sentimento negativo. Aceitar um sentimento negativo é um sentimento positivo.”

Significa novamente que ao não aceitarmos nossa sombra, a nossa dor, estamos dizendo que não somos felizes. Mas ao aceitar a nossa sombra e a nossa dor, estaremos transcendendo o sofrimento e tiramos dessas situações a intenção positiva. Ao fazermos isso, estamos aceitando que sim, a dor faz parte do nosso processo evolutivo, ou seja, estamos evoluindo, ao invés de se apegar ao sofrimento.

 

DICA 4:

Nós SEMPRE teremos problemas para resolver durante toda a nossa vida.

A grande sacada é você escolher os tipos de problemas que você gosta de resolver. Por exemplo, você trabalha com o que você ama, mas inevitavelmente você terá problemas para resolver. Nesse caso, resolver os problemas de algo que você gosta e que faz sentido para você é muito melhor do que você ter que resolver problemas de um trabalho/profissão, por exemplo, que você não suporta.

 

DICA 5:

Aproveite a jornada! Quando você gosta verdadeiramente de fazer algo, e você tem um objetivo maior para alcançar, você não ficará feliz apenas quando alcançar aquele ponto desejado. Você deve gostar do processo, ou seja, aproveitar a jornada! Esse é o segredo para ser felizes com nossas escolhas.

 

DICA 6:

Autorresponsabilidade!

Você é responsável por tudo que acontece na sua vida. Você pode até não ter causado algo (ter culpa), mas você é o único responsável para definir o que fazer com determinada situação. Aceitar a sua responsabilidade é o primeiro passo para resolver os seus problemas.

 

Por fim, ligar o foda-se como o autor sugere é “encarar os desafios mais assustadores e mais difíceis da vida e agir”. É “aprender a direcionar e priorizar seus pensamentos de maneira efetiva: escolher o que é importante e o que não é, com base em seus valores pessoais”.

 

Com carinho,

Laís Ferreira.

RSS
Follow by Email
Facebook
Google+
https://lmsolucoesparanegocios.com.br/2019/01/17/6-aprendizados-que-obtive-lendo-o-livro-a-sutil-arte-de-ligar-o-foda-se">
LinkedIn

2019-01-18T00:06:55+00:00

Leave A Comment